No final de julho, a Diretoria Regional de Fundações da Turquia ordenou a evacuação da “igreja francesa”, a última igreja na cidade de Bursa. O prazo final para a desocupação é 24 de agosto. As autoridades justificaram a medida afirmando que o edifício é inseguro devido aos altos níveis de água subterrânea, o que exige uma revisão do projeto e reforço da estrutura.
Os cristãos locais, porém, não têm outro local para se reunir, e a solicitação para instalar tendas provisórias para os cultos foi negada. O pastor Ismail Kulakcioglu destacou que a igreja é o único espaço cristão restante em Bursa, cidade que já teve mais de 120 igrejas.
Três denominações cristãs utilizam o mesmo templo em horários diferentes devido à falta de alternativas. Em resposta à ordem de evacuação, representantes da igreja, com apoio de engenheiros, apresentaram um relatório afirmando que os riscos estruturais são menores do que os alegados pelas autoridades.
A “igreja francesa”, construída no final do século 19 e restaurada entre 2002 e 2004, não apresentou problemas estruturais significativos durante a restauração. A igreja submeteu uma petição no dia 20 de agosto pedindo o cancelamento da ordem de evacuação e sugeriu a formação de um comitê de especialistas para uma avaliação objetiva.
“O prédio é provavelmente um dos menos impactados por terremotos. A notificação não especifica quanto tempo duraria a reconstrução nem garante o retorno das comunidades cristãs após as obras,” declarou o pastor.
Além disso, dados de engenheiros independentes indicam que “não há liquefação do solo e a fundação da igreja não está comprometida.” Em 2016, a igreja já havia recebido uma ordem de fechamento, que foi posteriormente cancelada, permitindo que as atividades continuassem até o momento atual.
Redação Exibir
More Stories
PODEROSA ORAÇÃO NOTURNA para UM SONO PROFUNDO – Sons da Natureza Relaxantes de Madrugada
Exclusivo: Antes de processo, Felippe Valadão tentou registrar “Lagoinha Novos Começos” e mais dois nomes
Ônibus que conduzia fiéis para batismo tomba e deixa 14 feridos