Ícone do site CristoNews

A renovação da mente  – Pregação Cristã

 

Esta mensagem busca responder duas perguntas principais frente a luz das escrituras 

 

  • O que é este século? 
  • O que é renovar a nossa mente? 

 

Romanos 12:12 – ARA

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.“

“Mundo”

      Nos diz que há uma forma de viver, com uma certa cultura e uma certa mentalidade considerada como “aprovada” pela maioria. Mas essa leitura do que é certo ou errado, cada leitor, cada período da história, vive no princípio que o direito de aplicar seu próprio ponto de vista sobre ela, e como será a melhor forma de usá-la em seus dias. 

“Não vos conformeis” 

     Isso quer nos ensinar que o mundo é um molde, uma forma, algo que tem como fim mudar nossos hábitos e forma de pensar para que sejamos da mesma forma/conformados/ com ele. Como um pão no forno, ele toma a forma daquilo que está ao seu redor, seja uma forma quadrada, redonda ou outro, ele toma a forma do MOLDE da onde está inserido. 

O mundo é um molde.

     Para os jovens, a faculdade muitas vezes tenta nos impor uma forma de agir ou pensar. Existe uma cultura que deseja se impor sobre cada um para que nós sejamos conformados com ele, principalmente na sua mente.

     Porém, fomos chamados para nos conformar com a forma de Jesus, mas ele tem esta forma que não se encaixa da mesma forma do mundo, e isso nos leva a sofrer uma pressão que os outros não passam. Não cabemos no molde do mundo, então levamos o rótulo de loucos, estranhos, errados. 

    Quando tomamos a forma do mundo, ele vem sobre nós, nos conformamos, as pessoas não vão brigar com você nem se sentem incomodados por sua presença, o que o levará a experimentar uma relativa “paz” por um certo período, mas há algo que você não terá se escolher se deixar ser conformado pelo mundo: Você não terá como obedecer ao evangelho e ser como Jesus. Você tem que escolher: ou Jesus ou o mundo. 

     Não há meio termo, nem como ficar no meio do caminho sendo meio redondo e meio quadrado, meio de Jesus e meio do mundo. A decisão deve ser feita por completo, um ou outro.

     O exército para os rapazes se apresenta como outro molde. No momento que não aceitarmos a pressão, sofreremos. A empresa que você trabalha poderá colocar sobre você uma mentalidade ou forçar que você aceite princípios dos quais Jesus não concorda. E nesse momento você terá de escolher por qual forma você se deixará ser moldado.

 

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.”

O mundo é como um rio. 

3 coisas que devemos perceber nesse texto

 

Primeiro ponto: 

Versículo 1: Paulo nos diz que existe uma experiência que é comum a todos nós 

  • Nos deu vida
  • Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados
  • Atua nos filhos da desobediência
  • Todos éramos filhos da desobediência, todos estávamos mortos e todos precisamos da vida de Cristo 

 

       Versículo 2: Fala de andar segundo o curso deste mundo. Todos já vivemos dessa forma. Quando ele usa a palavra curso, isso se trata de um RIO. Um rio que quer levar todas as coisas que estiver em seu caminho, arrastando tudo com ele, um rio que passa e quando encontra algo que ele não consegue levar, ele ataca com mais força para poder levar junto a correnteza. 

       O ensino de Paulo fala que todos já estivemos a favor desse rio, que já andamos nesta correnteza antes. Mesmo aqueles que nasceram na igreja, tiveram de decidir entrar no reino em algum momento,  e isso significa que todos compartilhamos essa vivência antes. Qual de nós nunca se deixou levar pela correnteza em algum momento? Todos nós.

 

Segundo ponto:

        Diferente de um rio como aqueles que nós conhecemos que surge naturalmente, um córrego que aumenta que cresce até se tornar um rio, mas este rio, em específico, ele foi planejado por uma mente que está por trás do pensamento deste século, ele foi está por traz do curso deste mundo. Esta mente nos odeia, e é descrita aqui como o príncipe da potestade do ar, o espírito que atua nos filhos da desobediência . Uma mente que preparou o caminho desse rio e impulsiona o caminho desse rio que quer nos arrastar com ele. Esse espírito atua sobre os filhos da desobediência. 

      Quando um pai dá uma ordem para este filho, existe uma benção se este obedecer, ele fica debaixo da benção. Porém, quando desobedecemos, você sai debaixo da proteção. Mas, o inimigo é esperto suficiente para não tentar lhe pegar quando você está do lado da proteção, do lado do guarda-chuva. Se ele fizesse isso, você poderia sofrer a tentação e você rapidamente se arrependeria e voltaria para a benção. Ele é paciente. Vai esperar você pensar que fora da benção é tão seguro quanto dentro dela, que você fique confortável na desobediência. Ele espera até que uma desobediência leve a outra e atacar quando você estiver longe da proteção. 

      Este é o espírito que atua nos filhos da desobediência, um rio que nos leva para fora da benção de Deus. Existe uma mente por trás deste rio que quer nos destruir. 

Terceiro ponto: Andávamos em outro tempo segundo as inclinações da nossa e dos pensamentos.

Porque a renovação da mente é importante? 

      Quanto hoje não se veem ainda cativos de pensamento impuros, pensamento de rejeição, mentiras, de morte, ansiosos e de medo? 

     Passar por isso não nos torna fracos, pois há um rio do tamanho deste mundo que todos temos de lutar contra, todos os dias, que nos puxa para longe de Deus. Ter lutas, faz de você um de “nós”, um dos que não querem se conformar. 

     A tecnologia de hoje, as redes sociais, os sites com vídeos e músicas, são feitos para nos fazer perder tempo. Existe um algoritmo por trás dessas redes, que conhece todos os teus hábitos e preferências, que foi treinado para montar a página perfeita para te levar a dar o primeiro click. O que estas redes querem é fazer você perder o seu tempo, para atiçar sua curiosidade, e assim você gasta horas com coisas “inúteis” sendo que a cada clique, você está treinando este algoritmo para as próximas vezes. 

     Seguir o curso deste mundo é ser governado pelos seus pensamentos, e é bem isso que este mundo quer. Pensamentos de medo, morte, ansiedade e  rejeição.

Gálatas 1.3

“Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!”

“Mundo perverso”

  • Mesma palavra usada nos outros dois versículos.

Recapitulando: 

  • O mundo é um molde.
  • O mundo é um rio.
  • O mundo é um campo que quer te prender.

      Um campo que quer que você construa as suas raízes neste mundo. Quantos de nós, de forma prática, já foram totalmente desenraizados desse mundo? 

Nenhum de nós. Porque isso é um processo. 

Perdoar é um até, mas libertar é um processo. 

E todos estamos sendo libertos, desenraizados pelo Senhor. Mas a pergunta que o Senhor te faz é, como estão as tuas raízes? Onde elas estão crescendo? 

      Quando amarrados a este mundo nos estamos? O quanto o Senhor tem achado espaço na sua vida para tirar as raízes que este mundo tem tentado usar pra te prender aqui e te afastar do Reino de Deus? 

      O mundo nos odeia, e é governado por forças que te odeiam. Mas ele não odeia quem somos, mas sim aquilo que representamos. Odeiam uma vida conformada com o Senhor. Querem atacar seus princípios, seus valores, sua mentalidade e seu pensamento. Mas Deus quer atuar em todas essas áreas na tua vida. Ele tem um molde diferente, um molde melhor, uma vida melhor. O Rio de Deus te leva pra perto dele, não pra longe. 

      Ele tem um lugar para você lançar suas raízes crescerem e frutificarem, onde você terá um lugar para se firmar, com uma nova nacionalidade e uma nova identidade.

     A saúde mental tem sido um assunto muito falado nos últimos tempos, seja no ambiente de trabalho, nos colégios e no mundo bem como qual o impacto das redes sociais na saúde mental, das tecnologias…. Há uma preocupação com a saúde mental de forma geral, mas, isso não é novidade para aqueles que conhecem a bíblia.

     O novo testamento apresenta partes muito enfáticas sobre a importância e a qualidade dos nossos pensamentos e da nossa mente. 

     Quando precisamos de transformação na nossa vida, quando algo está fora de ordem, a palavra nos diz que esta transformação começa na mente. 

“Transformai-vos pela renovação da vossa mente” – Romanos 12.2

      Apesar de todas as falas sobre o cuidado que o mundo tanto busca, eles nunca poderão alcançar uma mente plenamente saudável. O que é triste, pois a busca é genuína, mas as ferramentas que eles tem usado para alcançá-la estão erradas.

      A chave para a renovação da mente não é por meio do exercício até que ela fique melhor, nem ter uma mente mais afiada ou capaz, mas sim transformá-la.

A mente renovada é a mente de Cristo, e por isso o mundo não pode conhecer essa renovação. 

     “Nós temos a mente de Cristo” – diz Paulo em 1 Coríntios 2.16, mas ela não foi automaticamente colocada em nós no dia da nossa conversão. Nós nos convertemos, e ainda temos uma mente com muitas dificuldades, cheia de dúvidas, lutas e medos.

“Nós temos a mente de Cristo”

Mas o que isso significa? 

     Significa que a mente de Cristo está disponível para nós, que temos acesso a ela, nós aqueles que passamos pelo processo de conversão. 

O mundo não tem.

A mente não tem como ser renovada se ela não for transformada.

    É necessário uma nova mente, uma nova forma de pensar, nova forma de sentir e nós temos isso através de Jesus.

Forma prática: 

5 Características da Mente Renovada 

–  2 Coríntios 11.3 

     Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

  1. SIMPLES 

     A mente de um discípulo deve ser simples, não como sendo algo superficial ou burra, que não pensa, mas simples em sua obediência. 

     Paulo traz a experiência de Eva, onde a serpente entrou, pois ela e Adão não guardam o jardim. A resposta para a conversa da serpente, de “foi assim que Deus disse” seria “NÃO, Não foi isso que Deus disse”.

     Mas uma mente que não é simples, começa a duvidar, a questionar, a buscar filosofias e alternativas à palavra de Deus, a verdades já estabelecidas.

Uma mente simples é obediente à palavra de Deus. 

     Nós como discípulos e seguidores de Cristo, decidimos acreditar que tudo o que está na bíblia é verdade, de que ela é inquestionável quanto a sua veracidade e como ela é perfeita, mas muitas vezes, é bem mais fácil dizer do que viver isto, principalmente quando a minha vontade e a Palavra de Deus vão em direções opostas, e nós ficamos tentados a colocar uma vírgula onde Deus coloca um ponto final ou uma interrogação quando Deus coloca uma exclamação. 

     Nós não negamos que a palavra de Deus é inerrante, mas lutamos com a nossa mente dizendo “será que foi isso mesmo que Deus disse? Mas Deus não sabe o que eu estou passando, ou era outra época e isso não se aplica mais.. Isso vai me trazer dor e sofrimento”.

Obedecer sempre traz o melhor de Deus, mesmo se isso nos fizer passar por dores e desconfortos. 

E bem como ela obedece a Deus e a palavra, ela obedece aos pais 

Uma mente renovada obedece aos pais, pois bem como está escrito 

Efésios 2.2 – “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;” 

       Mesmo quando obedecer pareça desagradável, mesmo que meu pai esteja errado, mesmo que eu tenha todas as razões do mundo pra discordar, mas isso não muda o fato de que ele é meu pai ou minha mãe, e minha mente simples obedece (com a única exceção sendo, quando meus pais me mandam fazer algo que seja contra a palavra de Deus) . 

      E quanto aos meus irmãos, eu não devo obediência a eles, mas sujeição, pois o corpo edifica o corpo. Ser humilde em ouvir e deixar meu irmão me corrigir em amor, com a finalidade de gerar crescimento e arrependimento na minha vida. Devemos ser simples, não orgulhosos. 

–  Colossenses 3.16 

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

CHEIA DA PALAVRA

A nossa mente está cheia de palavra? 

      A palavra de Deus além de alimento, ela é sustento. Na hora da dificuldade, não há amigos, família ou igreja que sejam suficientes para te livrar da situação, mas o Senhor Jesus e a sua palavra é o que atua de dentro para fora. 

Ela fortalece nosso espírito, atuando sobre nossa alma até chegar ao corpo. 

     Se eu tenho dificuldade com rejeição, eu não tenho como ir à farmácia e comprar um remédio para a rejeição ir embora.  Se eu depender de alguém para me dizer que eu sou aceito, quantas vezes por dia eu teria de ligar para um amigo ou familiar para pedir que ele me diga meu valor aos olhos dele, que é apenas uma pessoa, sujeita a mudança e o quanto que isso seria mais um alívio momentâneo ao invés de uma solução profunda frente a minha real necessidade? 

Mas se eu abrir a palavra, se eu olhar para o Senhor e buscar na sua palavra o que Ele tem pra me dizer, eu descubro 

Gálatas 4.6  – “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.”    

Eu percebo que sou filho de Deus.

Me lembro de 

Romanos 5.5 – “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”

Romanos 5.8-11 – “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.”

1 João 4.10 – “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”

Jeremias 31.3 – “De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.”

Isso me lembra de como sou amado por Deus. 

Jeremias 29.13 – “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscares de todo o vosso coração.“

Isaías 57.15 – “ Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.”

A palavra de Deus me mostra que eu não sou rejeitado, mas que eu sou amado, em primeiro lugar por Ele.

      Mas, pra que eu possa ter com o que o lutar, possa ter com o que substituir os pensamentos que não são da mente de Cristo e discernir  quando minha mente está com verdades de Cristo ou mentiras de satanás, eu preciso estar cheio da palavra. 

Josué 1:8 – Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido.

Colossenses 3.16 – “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.”

COMUNHÃO

A mente renovada ama a comunhão.

      Viver ligado ao corpo, nos traz segurança, crescimento e maior liberdade uns com os outros e com o Senhor. Em tempos difíceis, devemos priorizar manter a comunhão com o corpo, mesmo sem motivos aparentes. Reconhecer que todos somos membros uns dos outros, todos temos algo a compartilhar e a acrescentar na vida uns dos outros, pois o Senhor habita em cada um de nós. 

      O mundo vai lutar para fazer de nós pessoas egoístas, e nossos dias são marcados por esse egoísmo. Paulo faz uma lista sobre como seriam os homens nos últimos dias, e a primeira característica descrita é: 

2 Timóteo 3.1-5: Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.

        As redes sociais tem aproximado quem está longe mas afastado quem está perto.  O vídeo game, tem roubado seu tempo usando desejos reais como o de conquistar, vencer, crescer, melhorar suas habilidade, desbravando o mundo, mas em uma ambiente onde você satisfaz esses desejos sem beneficiar ninguém.  

      Quando você vence no videogame, ninguém vence. Quando você sobe de nível no jogo, você pode alcançar novas habilidades e ter o melhor personagem, mas quando olha pra sua vida fora das telas, você não consegue ter nenhuma destas mesmas “conquistas”. Você tem o melhor personagem no RPG, mas fora disso, você não tem nada pra dar pra ninguém. 

      A pornografia tem entrado na mesma categoria de vicio quanto a do videogame. Deus nos criou para desfrutar do prazer sexual dentro do casamento em um ambiente de bênção que multiplique vida e união, multiplique o reino de Deus e estenda ele por este mundo. O reino expande muito mais com famílias do que com movimentos evangelísticos. E a pornografia é muito mais do que uma impureza e adultério, além sendo um pecado claramente condenado pela palavra,  é egoísmo. Tudo gira em torno do meu prazer, da minha satisfação e do meu bem estar. 

      Mas na mente renovada não. Ela busca o outro. É impossível se converter a Deus sem se converter ao próximo, e Jesus nos deu o maior exemplo disso vivendo a sua vida toda nesta terra em favor de nós. A mente renovada abre mãos dos seus prazer e dos seus direitos, para viver em comunhão e buscar o bem do outro.

Filipenses 4.6-7 – Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

ORAÇÃO

A mente renovada ama a oração.

Como é a sua rotina de oração na sua vida?  

     Se a tua vida de oração se restringe ao período de transporte de ônibus, ao tempo do banho ou apenas no momento de agradecer pelo alimento, qual a sua visão de Deus? Um ouvinte passivo ou um amigo? Um Pai? Sem buscar trazer condenação, mas sim um despertamento, você precisa separar tempo para o Senhor. “Mas eu não tenho tempo pra orar”… Todos temos 24 horas, todos temos tempo, o que precisa ser reavaliado é quais as prioridades da sua vida, e reconhecer a sua falta de compromisso e seu egoísmo. 

O Senhor pede a você para que entregue o seu tempo para ele, priorize Ele, buscando em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)

ESTÁ EM GUERRA

A mente renovada está constantemente em guerra com a forma de pensar deste mundo. 

      Este mundo deseja que a nossa mente seja passiva, infertil e de fácil entrada e saída. Uma mente passiva se trata de uma mente que deixa seus próprios pensamentos a dominarem (Efésios 2.3 – Anteriormente, todos nós também caminhávamos entre eles, buscando satisfazer as vontades da carne, seguindo os seus desejos e pensamentos; e éramos por natureza destinados à ira) se trata desta mente, que não faz guerra mas se deixa levar pela correnteza. Uma mente que se alimenta de qualquer coisa, qualquer vídeo, qualquer notícia, qualquer sentimento ou emoção.

2 Coríntios 10.3-5 – Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão(orgulho) que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 

       A mente renovada está em guerra, onde no processo de renovação da mente temos de trabalhar para vigiar os nossos pensamentos, pensando naquilo que está passando pela nossa mente. Este pensamento é de Deus, pois temos de sonda-los à luz da palavra. 

Filipenses 4.8  “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

       Quando vierem os pensamentos que não são do Senhor, faça o que for necessário para tirar eles da sua mente, seja cantar um louvor, ler a palavra em voz alta, literalmente manda-lo embora em voz alta, procure um irmão para conversar, mas por estarmos em guerra, esse pensamento irá fazer de tudo para criar raízes na mente de vocês. Não há uma fórmula para que eles parem de vir, mas há estratégias que podemos usar para diminuir a força deles, bem como de não permitir que estes permaneçam nem venham a influenciar a nossa vida. 

     Devemos treinar a nossa mente, renovando ela com as verdades do Senhor, ensinando ela a pensar aquilo que deve ser pensado. 

Para relembrar, a mente renovada é:

  1. Simples, obediente
  2. Cheia da palavra
  3. Ama a comunhão
  4. Ama a oração 
  5. Está em guerra, não é passiva

3 características do mundo: 

  • É um molde que quer te moldar
  • É um rio que quer te levar pra longe de Deus
  • É um campo que quer te prender

Mas a palavra que o Senhor já nos disse sobre tudo isso é: 

João 16.33 – Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

      O mundo é um gigante que nos odeia, que está prestes a se levantar contra nós, mas como Davi nós podemos olhar para esse gigante e ver que conosco está Jesus, que já o venceu, que já o derrotou no calvário, não importando o quão forte este mundo é pois o nosso Senhor é muito maior e muito mais forte. Através de Jesus nos foi dado acesso a uma nova mente que nos liberta dos hábitos escravizadores e dos vícios,  do egoísmo, nos restituindo muito além daquilo que merecemos apesar de todo o tempo perdido. 

      Jesus nos oferece muito mais do que apenas uma forma de pensar, mas ele nos liberta da velha forma de pensar. Não existe apenas algo melhor, mas uma libertação daquilo que é pior. Existe uma liberdade no Senhor é para todos, pois todos precisamos nos libertar de certos pensamentos em diferentes áreas em diferentes níveis. Mas através de Jesus, existe nele um desenraizar para cada necessidade e cada um que se sente preso. 

    Peça para que o Senhor seja um novo molde na tua vida, para serem apresentados diante do Pai com uma nova identidade, conformados com a sua imagem. Se você tem sentido que tem perdido tempo, a bondade e as misericórdias do Senhor por nós são tão incomparáveis, que Ele está disposto a remir o teu tempo, comprar de volta aquilo que foi perdido, e restaurar o tempo que ficou pra trás. 

Através da renovação da mente, que está disponível para ti neste momento, e te levar a experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para a sua vida. 

Sobre o autor: Filipe Merker é casado com Bianca e pai de Susana. Discípulo de Jesus na comunidade de Porto Alegre – RS 

Sair da versão mobile