CristoNews

"Cristo News" é um portal evangélico online que oferece uma ampla gama de conteúdo voltado para a comunidade cristã.

Ed René Kivitz defende atualização da Bíblia para aceitar homossexualidade – Exibir Gospel

O pastor Ed René Kivitz, da Igreja Batista de Água Branca (IBAB), reafirmou seu posicionamento favorável à homossexualidade em entrevista ao podcast RivoTalks. Ele revelou que sua intenção de “atualizar a Bíblia” inclui a aceitação de práticas que a Bíblia Sagrada tradicionalmente reprova.

Durante a entrevista, Kivitz admitiu que anteriormente usava eufemismos para esconder suas reais motivações: “As pessoas dizem ‘ah, você quer atualizar a Bíblia para aceitar gay’. Antigamente, eu diria assim ‘não, não é…’. É, sim! É”.

O pastor utilizou argumentos frequentemente citados por críticos do cristianismo, mencionando erros históricos cometidos por setores da Igreja, como a escravidão e a violência doméstica, que não são endossados por igrejas evangélicas:

“Eu quero atualizar a Bíblia para não ter mais escravidão, para não ter mais marido batendo em mulher, para não ter mais homofobia, gente sendo assassinada por sua orientação sexual. É para isso que eu quero atualizar a Bíblia, porque vocês estão usando a Bíblia para cometer todas essas violências”, disse Kivitz, acusando os conservadores teológicos de promoverem tais práticas.

Kivitz criticou o fundamentalismo religioso por interpretar os textos sagrados de forma literal e não contextualizada: “E se a gente não estudar… e esse é o problema do fundamentalismo: interpreta os textos sagrados literalmente. ‘Está aqui no versículo’; Está, mas vamos interpretar. Isso aqui é um texto que tem quatro mil anos, tem três mil anos, tem dois mil anos. Vamos ver o que significava lá”, acrescentou.

Ele argumentou que a premissa da doutrina bíblica sobre sexualidade deve ser reinterpretada devido à mudança de contexto social, embora o pecado em si permaneça o mesmo: “Por exemplo, imaginar que o fenômeno da homoafetividade hoje é a mesma coisa que o Paulo condena de homossexualidade no Império Romano, sabe? É o mesmo fenômeno que nós estamos falando? Nós estamos falando de um abuso sexual de uma pessoa escravizada, comparando com Paulo Gustavo?”, questionou Kivitz.

https://x.com/GabrielF1123/status/1820967054385573958
Assista:

Redação Exibir Gospel