O governo da Nicarágua, liderado por Daniel Ortega, deu um passo drástico nesta segunda-feira (19) ao fechar 1.500 organizações não governamentais (ONGs), a maioria delas com vínculos religiosos.
A decisão, publicada no diário oficial, foi justificada pela falta de comunicação das demonstrações financeiras das ONGs durante longos períodos, que variam entre 1 e 35 anos. Todos os bens das organizações serão penhorados pelo Estado, marcando um novo capítulo na crescente tensão entre o governo e entidades religiosas no país.
A ação ocorre em meio a uma onda de perseguições religiosas que tem alarmado a comunidade internacional. Desde dezembro de 2023, pelo menos 13 sacerdotes, incluindo um bispo, foram presos na Nicarágua.
O Papa Francisco expressou profunda preocupação com a situação durante uma oração no Vaticano, demonstrando solidariedade com os religiosos e suas famílias. “Sigo com uma profunda preocupação com o que está acontecendo na Nicarágua, onde bispos e sacerdotes foram privados de liberdade”, disse o pontífice.
A relação entre a Igreja Católica e o governo de Ortega vem se deteriorando desde 2018, quando o presidente acusou os líderes religiosos de apoiar os opositores durante os protestos que resultaram em mais de 300 mortes, segundo a ONU.
De acordo com a advogada Martha Molina, especialista em temas da Igreja nicaraguense, desde 2018, a Igreja Católica na Nicarágua sofreu 740 ataques, com 176 sacerdotes e religiosos sendo expulsos ou impedidos de regressar ao país. “Podemos classificar este último ano como o de mais ataques contra a Igreja durante o último quinquênio”, afirmou Molina.
Além das tensões internas, o governo nicaraguense também enfrenta embates diplomáticos, incluindo a recente expulsão do embaixador brasileiro Breno Souza da Costa. Em resposta, o governo brasileiro expulsou a chefe da embaixada nicaraguense em Brasília, Fulvia Patricia Castro Matus, agravando ainda mais a relação entre os dois países.
The post Governo de Ortega fecha 1.500 ONGs religiosas e prende sacerdotes na Nicarágua appeared first on Fuxico Gospel.
More Stories
Bolsonaro admite que ficou chateado com críticas de Malafaia: “sem ressentimentos”
Disputa pela liderança gera crise na Assembleia de Deus no ES
QUETURA: A TerceIra Mulher de ABRAÃO – Onde Estão seus Descendentes?