A Igreja Presbiteriana de Pinheiros, situada na zona oeste de São Paulo, obteve permissão para construir um “megatemplo” no Alto de Pinheiros após uma mudança na legislação. A Câmara Municipal aprovou e a Prefeitura sancionou em janeiro deste ano a alteração na Lei de Zoneamento, que anteriormente limitava a altura das construções a dez metros.
Desde 2023, o pastor Arival Dias Casimiro defendia publicamente a necessidade de mudar a legislação. Em seus sermões, ele incentivava a congregação a orar pela aprovação da medida, que permitiria a construção de um projeto de 13 andares e 14 mil m², incluindo um auditório para 2,7 mil pessoas.
No dia 28 de fevereiro, apenas nove dias após a sanção da lei, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e três secretários estaduais participaram de um culto na igreja, onde foram agradecidos pelo pastor e receberam hinos de gratidão. Também presente no evento, o vereador Isac Félix (PL), autor da emenda que permitiu a construção, destacou a importância da mudança.
Durante o culto, o pastor Arival agradeceu pelas mudanças na legislação e mencionou a honra de receber autoridades como o prefeito Nunes. A igreja tenta aprovar essas mudanças desde 2021 e agora planeja, além do megatemplo, a construção de um colégio, uma capela 24 horas e uma praça de alimentação. A instituição já adquiriu 12 imóveis ao redor e começou as demolições em junho deste ano.
O custo estimado do projeto é de R$ 80 milhões, com previsão de dois anos para finalização do projeto do edifício e quatro anos para a conclusão das obras.
Redação Exibir Gospel