O Poder Expresso desta quarta-feira (26) trata das decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao porte de maconha para uso pessoal. Nesta terça-feira (25) a Corte formou maioria favorável pela descriminalização da droga para usuários e nesta quarta-feira (26) o plenário discutiu a quantidade máxima para diferenciar traficantes de usuários, a quantidade definida foi de 40g ou 6 plantas fêmeas.
Em casos de flagrante com outros elementos que caracterizem tráfico de drogas, como armas, cadernetas, outros tipos de drogas ou porções embaladas, o suspeito é detido como traficante.
Esta edição também comenta as repercussões da decisão do Supremo no Congresso Nacional. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) anunciou a criação de uma comissão especial para discutir a proposta contrária que tramita no Congresso, a chamada PEC das Drogas. Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e autor da PEC, afirmou que o judiciário invadiu o poder do legislativo ao analisar a descriminalização.
Também estão na pauta do Poder Expresso: Policial envolvido na participação de youtuber em operação da PM foi afastado do cargo, número de pessoas afastadas do trabalho por saúde mental dispara.
—
Saiba mais em https://www.sbtnews.com.br
#golpedeestadoenbolivia
#noticias #brasil #sbtnews #poderexpresso, #bastidores #politica #economia #justiça