As histórias infantis contribuem para o enriquecimento e aprendizagem da criança, proporcionando um meio de sentir e observar o mundo.
No universo infantil, a imaginação é necessária para a formação das ideias da criança; a partir de uma identificação com os temas tratados nas histórias.
Tendo isto em vista, como pais e professores cristãos, devemos priorizar livros que levem a criança a ter contato com situações do cotidiano e ao mesmo tempo transmitam princípios e modos de agir em concordância com o pensamento cristão, visando à formação de seu caráter.
Como explorar as histórias com seu filho
A arte de contar histórias precisa ser desenvolvida pelos educadores a fim de cativar o público infantil, motivando e desenvolvendo outras habilidades como criatividade, resolução de problemas e desenvolvimento da linguagem; as histórias devem ser contadas de maneira interessante com dramatizações e suspense, visando atrair a atenção.
É muito importante começar bem a narrativa, isto vai ajudar a prender a atenção da criança. Precisamos transmitir domínio da história e confiança.
Após a leitura, o educador pode fazer perguntas que explorem a história, trazendo para o dia a dia da criança e verificando a compreensão dos princípios apresentados.
Dicas e ideias para ajudar na contação da história:
- Linguagem clara;
- Materiais coloridos e ilustrados;
- Objetos concretos que tenham a ver com a história (retirados de uma mochila, por exemplo);
- Fantoches;
- Recursos audiovisuais, como por exemplo, pesquisa no computador a respeito de algum elemento da história, seja um lugar ou algum objeto.
- Conversa durante a contação. Exploração de vocabulário e compreensão do enredo.
- Citação de exemplos do cotidiano da criança e relação com a narrativa.
Você pode se interessar por saber sobre educação escolar em casa (clique aqui).
Veja também: