Histórias que misturam narrativas imaginárias e religiosidade despertam a curiosidade do público mais jovem
Um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo à Cidade Celestial e no decorrer da aventura, passa por lugares sombrios e medonhos, como o Desfiladeiro do Desespero, a Feira das Vaidades e o Rio da Morte, que ameaçam sua chegada ao destino final. O Peregrino, do autor John Bunyan, é um clássico da literatura cristã, que há quase quatro séculos figura nas listas dos livros mais vendidos do planeta. Hoje, a obra abre espaço para um estilo que cresce aceleradamente no Brasil: a ficção cristã.
Subgênero da ficção científica que tem o cristianismo como pano de fundo, esse estilo atrai cada vez mais leitores, principalmente entre o público mais jovem. Na Plenitude Distribuidora, empresa que atua no atacado e varejo de livros cristãos, a ficção cristã já está no topo dos livros mais vendidos. O Peregrino, por exemplo, é atualmente o livro mais vendido no mundo depois da Bíblia.
“A ficção cristã representa uma forte tendência no mercado, trazendo histórias muito bem contadas e com ampla adesão do público mais jovem. Esse tipo de literatura faz parte da expansão do movimento cultural cristão no país e veio para ficar”, analisa Diogo Scremin, sócio da Plenitude.
Entre as obras mais atuais, o destaque fica com autores brasileiros, que registram publicações que caíram no gosto popular. Tatielle Katluryn, por exemplo, é um dos grandes nomes autorais do tema e é responsável pelo best-seller “O Horizonte Mora em um Dia Cinza”, um romance cristão, que traz ainda elementos de doramas, com foco na cultura asiática.
Outro campeão de vendas no subgênero é “A Escolha do Verão” da também brasileira Sara Gusella. Autora de fantasia e ficção cristã, Sara é idealizadora da FEFICC – Feira de Ficção Cristã e Cultura, que chega a sua terceira edição em 2024. O evento acontece de 17 a 20 de julho na cidade de São Paulo, com o objetivo de alavancar o mercado por meio da promoção de obras e autores.
Quer conhecer mais sobre a ficção cristã? A Plenitude tem outras cinco dicas para você:
1 – Corajosas – Os contos das princesas nada encantadas;
2 – A Saga Wingfeather – Andrew Peterson;
3 – Meu Sol de Primavera – Queren Ane;
4 – No final daquele Dia – Arlene Diniz;
5 – Foragidos do Tempo – N. D. Wilson.
Vira Comunicação – contato@viracomunicacao.com.br –
More Stories
Bolsonaro admite que ficou chateado com críticas de Malafaia: “sem ressentimentos”
Disputa pela liderança gera crise na Assembleia de Deus no ES
QUETURA: A TerceIra Mulher de ABRAÃO – Onde Estão seus Descendentes?