https://exibirgospel.com.br/Durante a Convenção Nacional Democrata no McCormick Place, em Chicago, no mês passado, um grupo identificado como “Evangélicos Con Harris” atraiu a atenção. A iniciativa faz parte de um esforço nacional para mobilizar eleitores evangélicos em torno da vice-presidente Kamala Harris, com o objetivo de atrair latinos evangélicos, um bloco eleitoral em crescimento, que tradicionalmente apoiava o ex-presidente Donald Trump.
“Essa é a comunidade com a qual precisamos nos conectar”, afirmou Patricia Ruiz-Cantu, organizadora do movimento e líder comunitária em Milwaukee, em entrevista à NBC News. Cerca de 15% dos latinos nos EUA se identificam como evangélicos protestantes.
Historicamente, os evangélicos latinos mostravam maior apoio a candidatos democratas, como Barack Obama em 2012, mas a maioria desse grupo apoiou Trump nas eleições de 2016 e 2020. O reverendo Samuel Rodriguez, presidente da National Hispanic Christian Leadership Conference, destaca que os evangélicos latinos são um eleitorado independente, não comprometido com nenhum partido, mas focado em valores cristãos.
Rodriguez, que já aconselhou presidentes como George W. Bush, Obama e Trump, tem uma influência crescente. Em sua igreja New Season, em Sacramento, Califórnia, a presença de fiéis latinos, principalmente imigrantes de primeira e segunda geração, é notável. Ele prega tanto em inglês quanto em espanhol, buscando conectar-se diretamente com seu público.
Embora Rodriguez não oriente diretamente seus seguidores em quem votar, ele critica abertamente a direção atual do Partido Democrata, que ele considera “muito à esquerda”, principalmente em questões como imigração, direitos transgêneros e aborto. Ele prevê que mais de 70% dos evangélicos latinos votarão em Trump, apesar das críticas ao caráter moral e à retórica anti-imigração do ex-presidente.
Por outro lado, Ruiz-Cantu acredita que o Partido Democrata e a campanha de Harris representam melhor os valores cristãos evangélicos.
Redação Exibir Gospel