Canoas (RS) será a primeira cidade onde vai funcionar o serviço de armários inteligentes, também conhecidos como lockers, para recebimento de encomendas no Rio Grande do Sul, sem custo. Os Correios irão instalar outras 9 unidades dos lockers nos próximos 15 dias para atender moradores de áreas alagadas ou inacessíveis no estado gaúcho. As demais localidades estão sendo definidas pela empresa.
Em entrevista ao programa Perspectivas, do portal SBT News, o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, disse que os lockers funcionam como uma estratégia de ampliar pontos de atendimento no Rio Grande do Sul, para permitir que a população de bairros alagados possa ir até esses locais de coleta e retirar as suas mercadorias.
"Isso vai estar localizado nas cidades em que houve o alagamento, porque, nas demais cidades, o nosso fluxo continua normal. A gente continua entregando normalmente, a gente só tem dificuldade mesmo nas áreas que são alagadas. Então, a pessoa vai poder escolher a que local ela vai destinar o produto e vai chegar no local e ser armazenado e a pessoa pode retirá-la", explicou.
Pessoas físicas ou jurídicas poderão utilizar o serviço. O locker funciona como uma espécie de terminal de autoatendimento e permite a retirada dos pacotes em horários ampliados e em locais de fácil acesso e com grande movimentação.
"Pode ser um comércio de supermercado, uma estação de metrô que também tem bastante movimento, e elas ficam disponíveis ali por cerca de dois, três dias, para a pessoa poder retirar. Depois disso, elas vão para um depósito nosso", detalha o presidente dos Correios.
Como funciona
O primeiro passo do usuário que será o destinatário da encomenda é fazer o cadastro no aplicativo Meu Correios pelo app ou pelo site da estatal.
Na loja virtual, será preciso informar, no endereço de entrega, o CEP de onde está instalado o armário inteligente. O destinatário pode acompanhar toda a movimentação da encomenda por meio do aplicativo dos Correios. Quando a encomenda chegar ao locker, o destinatário receberá uma notificação com o código de acesso por SMS, por e-mail ou pelo aplicativo.
"Por meio do aplicativo, a pessoa recebe um código, apresenta no leitor e o armário já abre automaticamente, a pessoa retira a sua mercadoria. Então, é algo que traz uma facilidade maior. A pessoa não precisa se dirigir a uma agência dos Correios, até porque nós também tivemos problema com a nossa estrutura. Nós temos cerca de 60 agências no Rio Grande do Sul que também foram destruídas por essa tragédia que acometeu o estado", detalha Santos.
—
Saiba mais em https://www.sbtnews.com.br
#noticias #brasil #sbtnews