Um estudo recente do Pew Research Center, think tank americano, revela que os países do Leste Asiático apresentam taxas notáveis de mudança religiosa. Mais de 10 mil pessoas foram entrevistadas, e muitas agora possuem uma identidade religiosa diferente daquela em que foram criadas.
Hong Kong e a Coreia do Sul lideram a lista, com 53% dos entrevistados afirmando ter mudado sua identidade religiosa, incluindo o abandono completo da religião. Em Taiwan, 42% das pessoas mudaram de crença religiosa, enquanto no Japão esse número é de 32%.
Para fins de comparação, um levantamento de 2017 na Europa não encontrou nenhum país com taxa de mudança superior a 40%. Nos Estados Unidos, dados coletados em 2023 mostram que apenas 28% dos adultos não se identificam mais com a fé em que foram criados. No Brasil, a taxa de mudança religiosa é um pouco acima de 10%.
Além disso, o estudo revela que 20% das pessoas criadas como budistas abandonaram a religião. Na Coreia do Sul, 12% dos cristãos eram recém-chegados à fé, enquanto os novos devotos do budismo representavam 5%.
Em Hong Kong, 9% adotaram o cristianismo e 4% o budismo. No entanto, o maior grupo de mudança religiosa é formado por aqueles que não se identificam com nenhuma religião, especialmente nos países do Leste Asiático. Em Hong Kong, 37% das pessoas e na Coreia do Sul, 35%, relataram essa experiência, em comparação com 30% na Noruega e 20% nos EUA.
Redação Exibir Gospel